quarta-feira, 22 de maio de 2013

A pedra com alma - sugestão de livro

     Faço aqui minha primeira sugestão de livro científico. E para começar, a obra sugerida é obrigatória para todos os especialistas em magnetismo. E também ótima para os leigos interessados no assunto. A pedra com alma: a fascinante história do magnetismo é um excelente livro de autoria do Dr. Alberto Passos Guimarães. Na verdade, uma tradução do seu próprio livro publicado outrora em inglês, cujo título é From lodestone to supermagnets: understanding magnetic phenomena.



     Com uma linguagem clara e concisa, Guimarães traça uma evolução do estudo do magnetismo, cobrindo um período de quase três mil anos. Dos gregos, responsáveis pelos primeiros registros do magnetismo, até os dias de hoje, com discos rígidos e ressonância magnética, Guimarães mostra como a compreensão das forças magnéticas resulta na capacidade de manipular os campos magnéticos que definem o mundo moderno.
     China, América Pré-Colombiana, Newton. Cada civilização, cada período de tempo é um passo em direção a uma descoberta surpreendente e tem sempre o magnetismo como uma de suas bases materiais. Hoje, todo o funcionamento de aparelho elétrico ou eletrônico envolve o uso de magnetos. Suas aplicações são infinitas; os números, impressionantes: equipamentos de gravação e reprodução de mídias, por exemplo, movimentam um mercado de 100 bilhões de dólares por ano.
     Guimarães mostra o desenvolvimento das ideias dos principais físicos e as relaciona com o aparecimento da ciência como um todo. Também aponta a evolução dos materiais magnéticos e a forma como estes estão mudando nossas vidas. O resultado é um livro incrível, que mistura história e ciência e nos ajuda a compreender muitas das facilidades de nossa vida cotidiana.
     O Dr. Alberto Passos Guimarães é pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Obteve o título de doutor pela Universidade de Manchester, Inglaterra. Trabalhou, ainda, como pesquisador visitante no MIT, EUA, e no Instituto de Física de Uppsala, Suécia. Em 1996, recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico. Atua em divulgação científica há mais de vinte anos e foi um dos editores fundadores da revista Ciência Hoje, da SBPC.

2 comentários:

  1. Olá Alexandre!

    Seu blog é muito bom. Sou professor e também tenho um blog - http://fontes-energeticas.blogspot.com.br
    Poderíamos compartilhar nossos links em nossos blogs. O que vc acha? Eu colocaria o seu link no meu blog e vc o meu no seu.
    Dessa forma, estaríamos divulgando ciência para um público maior.

    Abraço

    Prof. Carlos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu blog Alexandre! Seja bem-vindo aos Educadores Multiplicadores! Quando puder, visite o meu blog: www.historiacommidias.com.br
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Translate