quinta-feira, 17 de abril de 2014

LHC confirma existência de novo tipo de matéria

     Pesquisadores da colaboração científica LHCb confirmaram a existência de hádrons exóticos - um tipo de matéria que não pode ser classificado dentro do modelo tradicional de partículas. O novo tipo de matéria é formado por quatro quarks.
     Quarks são partículas subatômicas fundamentais que formam a matéria. Até agora, sabia-se que eles ocorrem ou em grupos de dois (pares quark-antiquark), formando os mésons - de vida muito curta, ou em grupos de três, formando os bárions - os prótons e nêutrons que compõem os núcleos atômicos, por exemplo.
     Em conjunto, as partículas formadas por quarks (bárions e mésons) são conhecidas como hádrons - de onde vem o nome do LHC, Grande Colisor de Hádrons.
     Mas, nos últimos anos, os colisores têm detectado várias partículas que não se encaixam nesse modelo de estrutura dos hádrons.
     Agora, a colaboração LHCb afirma ter chegado a resultados inequívocos da existência de uma partícula exótica - chamada Z(4430) - que não se encaixa no modelo de quarks, formando um outro tipo de matéria chamada de tetraquark.
     A partícula Z(4430) foi relatada pela primeira vez no acelerador KEKB em Tsukuba, Japão, em 2008. O acelerador SLAC, nos EUA, contudo, não conseguiu reproduzir o experimento, e a existência da nova partícula foi posta em dúvida.



     A confirmação veio depois da análise de 25000 decaimentos de mésons B selecionados a partir de trilhões de colisões próton-próton no LHC, o que permitiu alcançar uma significância de, pelos menos, 13,9 sigmas na escala que os físicos usam para descrever a certeza de um resultado.
     Um enigma é o fato de a Z(4430) decair pelo menos 10 vezes mais rápido do que as partículas previamente suspeitas, o que não se encaixa nos modelos simples para o comportamento de uma partícula com quatro quarks. 
     Indo um pouco além, será que existem partículas com cinco quarks?
(Fontes: http://lhcb-public.web.cern.ch/lhcb-public/, http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=lhc-confirma-existencia-novo-tipo-materia, http://www.newscientist.com/article/dn25402-lhc-spots-particle-that-may-be-new-form-of-matter.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate