sexta-feira, 22 de março de 2013

Refrigerador Quântico

     Pesquisadores do National Institute of Standards and Technology (NIST), nos EUA, desenvolveram um refrigerador de estado sólido que usa a física quântica em micro e nanoestruturas para refrigerar um objeto muito maior em temperaturas baixíssimas, próximas do zero absoluto (0 Kelvin).
     Embora existam inúmeros aparatos capazes de resfriar objetos em laboratório até temperaturas que se aproximam do zero absoluto, o novo equipamento permitirá que os cientistas coloquem e retirem qualquer objeto apropriado na zona de resfriamento da mesma forma que se manipula os alimentos em uma geladeira doméstica.
     Os elementos de refrigeração desse minúsculo refrigerador são compostos por uma camada de um metal normal e uma camada de metal supercondutor separadas por uma camada isolante de 1 nanômetro de espessura.  No total , há 48 desses “sanduíches” de finas camadas.
     Quando uma voltagem é aplicada, os elétrons mais quentes “tunelam” do metal normal para o supercondutor através da camada isolante. A temperatura do metal normal diminui drasticamente e drena energia eletrônica e vibracional do objeto que está sendo refrigerado.

 

     "É uma das realizações mais impressionantes que eu já vi. Nós usamos a mecânica quântica em uma nanoestrutura para resfriar um bloco de cobre que é um milhão de vezes mais pesado do que os elementos de refrigeração. Esse é um raro exemplo de uma máquina nano ou micro-eletro-mecânica que pode manipular o mundo macroscópico" disse Joel Ullom, coordenador do projeto.
(Fonte:
http://www.nist.gov/pml/div686/refrigerator-030513.cfm)


2 comentários:

  1. Olá Multiplicador Dr. Alexandre, estamos felizes por você fazer parte deste projeto. Como prometido, seu blog já foi divulgado. Esperamos que goste!

    Aqui está o link da publicação:
    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2013/05/ciencia-em-foco.html

    Faça uma visitinha especial ao blog Educadores Multiplicadores, abra as páginas e veja como ficou sua divulgação.

    Multiplicador, (se quiser) escreva um pequeno post mostrando sua chegada ao Educadores Multiplicadores (divulgaremos nas redes).

    E já sabe, seu blog poderá ficar em evidência todos os meses, conforme as regras da parceria (saiba tirar proveito dessa parceria dinâmica).

    Quando quiser acessar o link: Educadores Multiplicadores e o Marquecomx, fique a vontade! (o Marquecomx é parte da parceria).

    Parabéns pelos excelentes textos, fiquemos na Paz de Deus, abraço e até breve!

    IRIVAN

    ResponderExcluir

Translate