segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Ingleses listam bobagens científicas ditas por famosos

     O jurado de programas musicais Simon Cowell carrega cápsulas de oxigênio; a atriz americana January Jones, da série "Mad Men", prefere pílulas de placenta seca para se embelezar, e a estrela britânica Patsy Palmer esfrega grãos de café em sua pele.
     Celebridades não costumam ter pudores em propagar ideias erradas sobre ciência e saúde, e 2012 não foi uma exceção.
     Em sua lista anual dos piores abusos contra a ciência, a organização inglesa Sense About Science também lembrou o ex-candidato à presidência dos EUA Mitt Romney por fazer declarações absurdas sobre janelas de aviões e o nadador campeão olímpico Michael Phelps, que divulgou justificativas falsas para urinar na piscina.
     A organização, que se dedica a ajudar as pessoas a compreender melhor a ciência, convidou cientistas renomados para responder às opiniões e declarações pseudo-científicas feitas por famosos.
     Mitt Romney, que em setembro perguntou por que simplesmente não se abrem as janelas de um avião quando há um incêndio a bordo, teve sua dúvida respondida pelo engenheiro aeronáutico Jakob Whitfield.
     "Infelizmente, Mitt, abrir uma janela em grande altitude não é uma boa ideia. De fato, se você conseguir abrir uma janela durante o voo, o ar sairá de dentro do avião, mais pressurizado, para fora, onde há menos pressão atmosférica."
     A atriz January Jones admitiu em março que tomou pílulas de placenta seca após ter seu filho. A especialista em dieta do Hospital St. George, em Londres, Catherine Collins, responde:
     "Nutricionalmente, não há nenhum ganho em comer placenta, seja ela crua, cozida ou seca. Fora o ferro, que pode ser obtido facilmente de outras dietas, a placenta pode conter toxinas e outras substâncias desagradáveis que ficam retidas nela para não atingir o bebê."

     A afirmação de Michael Phelps de que não há problema em urinar dentro de uma piscina pois "o cloro mata" foi rebatida pelo bioquímico Stuart Jones, que lembra que "em primeiro lugar, a urina é essencialmente estéril, portanto, não há nada ali para ser morto".
     Gary Moss, cientista farmacêutico, assinala que enquanto a cafeína pode ter efeitos contra a celulite, é improvável que esfregar café na pele funcione, já que a substância não consegue sair do grãos e penetrar na pele.
     Ao hábito de Cowell, a médica Kay Mitchell responde que níveis altos de oxigênio, na verdade, podem ser tóxicos, principalmente nos pulmões, onde o nível já é alto.
     "As afirmações implausíveis e perigosas das celebridades sobre como evitar o câncer, melhorar a pele ou perder peso estão se tornando cada vez mais ridículas. E infelizmente elas têm mais penetração no público que pesquisas sérias e evidências científicas", disse Tracey Brown, diretor da ONG.
(Fonte: www.folha.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate